torta-limao-siciliano-theblindtaste

| Torta de Limão Siciliano |

Inspirado por Woodlock | Lemons

Se eu tivesse que, sendo brasileiro, escolheria sempre limão em vez de limão siciliano. No entanto, existem 3 razões pelas quais, nesses últimos tempos, os limões sicilianos tem tido um lugar especial p/ mim.

  1. Cai por acaso nesse clip dos melhores momentos de Liz Lemon, um herói. Eu adorava essa série.
  2. Passeando por alguns blogs, pela primeira vez li o “sobre” da Lisa do Make My Lemonade. Conheço bem seu trabalho mas não tinha ideia da historia por traz dele e de sua super tia – eu sempre vivi com esse mesmo ethos, mas pra mim sempre foi mais uma questão de “plantar sementes” em momentos difíceis da vida para “colher” o resultado alguns meses depois quando estaria melhor – duas metáforas pra mesma idéia : aproveitar ao máximo todas as situações e canalizar energia negativa para alimentar nossa criatividade.
  3. O incrível trabalho de Jeanine & Jack @ love & lemons – meu food blog americano preferido.

Depois da pausa do verão aqui na europa, esperando que sua “volta às aulas” seja mais gostosa, eis aqui minha receita da deliciosa | Torta de Limão Siciliano |. A base da receita vem de minhas aulas de culinária, mas modifiquei um pouco pra reduzir a quantidade de gordura ! Espero que gostem ! x ft

| Ingredientes p/ 8 |

Massa “Brisée” 

_ 250g de farinha
_ 125g de manteiga sem sal
_ 50ml de água gelada
_ 5g de sal
_ 1 gema de ovo caipira

Creme de Limão Siciliano

_ 150ml de suco de limão siciliano exprimido
_ 100g de açúcar
_ 125ml de creme de leite
_ 2 ovos caipiras
2 gemas de ovos caipiras
_ 25g de maïzena
_ 25g de manteiga sem sal

| Paso à passo |

  1. Para uma massa “brisée” dar certo você não pode trabalhá-la demais com as mãos. Há várias maneiras de fazê-la: eu começo pelo « sablage » : misture a farinha com a manteiga (em pequenos cubos) como se você estivesse preparando um “crumble”. Depois, coloque esta mistura “en fontaine” (como num pequeno poço) e acrescente a gema, a água e o sal depositados no meio desta “fonte”. Misture tudo com dois dedos até obter um bola de massa bem homogênea. Envolva a massa em filme plástico e deixe que ela repouse na geladeira, pelo menos por trinta minutos.
  2. Enquanto isto, pré aqueça seu forno à 180°c e prepare o creme de limão : ferva o suco de limão com 50g de açúcar, e em uma outra panela ferva o crème de leite separadamente. Em uma tigela misture os ovos, as gemas, 50g de açúcar e a maïzena. Acrescente o suco de limão. Acrescente o creme de leite. Envolva com papel filme e reserve.
  3. Em seguida, retire a massa folhada da geladeira. Você vai abri-la numa bancada enfarinhada (sem excesso), com um rolo de madeira (ou uma garrafa de vidro limpa). Prepare a forma com papel manteiga – será mais fácil desenformar a torta com segurança e limpá-la posteriormente.
  4. Faça furinhos na massa com um garfo para deixar sair o ar e se não tiver utilize como peso (para um melhor cozimento da massa) ervilhas, grão de bico ou feijões protegendo–a com uma segunda camada de papel manteiga. O tempo de cozimento depende do seu forno, digamos uns 15m ; depois retire delicadamente a massa da forma, assim como o papel manteiga para que a massa cozinhe por inteiro. 10m a mais serão o suficiente.
  5. Cozida a massa, espere que ela esfrie. Acrescente a manteiga amolecida ao creme, misturando bem, e recheie sur torta !

lemonpie2


CURTIU ?

Divida suas fotos com outros foodies usando

#theblindtaste e @theblindtaste

no instagram !


O que você achou dessa receita? Você faz algo diferente? Deixe seu comentario abaixo ! 

 

Leave A Comment