| Spaghetti alla Puttanesca |
Inspirado por Paint it Black | Rolling Stones
Vindo de uma família 100% italiana cresci influenciado por receitas de todos os cantos do país. Uma de minhas preferidas é o molho à puttanesca cujo nome quer dizer o que quer dizer … e se auto-explica pelos fortes odor e sabor deste maravilhoso prato. Não achem nojenta esta pequena história, pelo contrário, encorajem–se a fazê-la, que tal p/ seu #sundaypasta ?
Ah sim, detalhe… eu ainda prefiro preparar este prato com spaghetti com tinta de lula. Seus spaghetti vão ficar pintados de preto e isto vai trazer um certo gosto do mar, acentuando também o gosto das anchovas. Uma delicia !
| Ingredientes |
Para 4, tenha :
Massa
_ 500g de spaghetti com tinta de lula
Molho
_ 500g de tomates
_ 1 pimenta vermelha seca
_ 6 filés de anchova
_ 125g d e azeitonas pretas sem caroço
_ 2 dentes de alho
_ azeite de oliva extra virgem
_ alcaparras à gosto
_ salsa picada à gosto
Extras
_ parmesão ralado ou em pedaços: grandes, pequenos, de todas as formas
_ um bom pão italiano
| Preparação |
Comece pelo molho que vai demorar um pouco. Aqueça o azeite com o alho amassado, a pimenta seca e as anchovas picadas. Deixe cozinhar em fogo brando por alguns minutos.
Acrescente os tomates cortados, as azeitonas, as alcaparras e deixe ferver. Depois, mantenha em fogo brando. Em seguida, coloque a água para ferver em uma panela grande, não se esqueça da dica clássica que dei nessa outra receita de macarrão (1L de água para 100g d e massa). Salgue generosamente a água antes de colocar a massa e cozinhe até alcançar o ponto al dente.
Espie seu molho que deverá ficar cozinhando, pelo menos por 20 minutos para ter uma consistência ligeiramente espessa.
Quando pronto, escorra a massa, mas reserve algumas colheres da água do cozimento para usar no molho se ele ficar muito reduzido.
Sirva imediatamente e regale-se com ou sem queijo parmesão.
Não se esqueça de um bom vinho branco e do pão para raspar o prato. Esses dois, com esta receita, são obrigatórios !