| Salada de fim de verão |
Inspirado por Antenna | Bonobo
É final do verão, a estação mais quente do ano, do solstício de junho (21 ou 22 de junho ) ao equinócio de setembro (22 ou 22 de setembro). Não há, portanto, nuvens cinzentas no céu e , sobretudo , não chove mais todos os dias. Para melhor aproveitar este clima você pode esticar até alguma varanda, ou melhor, curtir a sua varanda ou compartilhar a de seus amigos. E para completar este momento de relax sugiro um prato simplíssimo de se fazer, além disso, nem é caro, e combinará muito bem com seus últimos aperitivos ou jantares estivais. Ele também é perfeito para os que gostam de fazer pique-nique (leia-se paisagens bucólicas, não necessariamente as das margens do Rio Sena).
E tem mais, essa ideia me surgiu ouvindo Antenna de Bonobo, na minha opinião , um som na fronteira entre o lounge – aquela coisa que se repete , enjoativa, tipo música de elevador e o easy listening, música agradável de fundo, a que você seleciona para ouvir em casa , sozinho … olha aí, até me deu vontade de aproveitar o restinho da estação entre amigos, antes de me enrolar em echarpes coloridas retomando o ritmo do outono.
| Ingredientes |
_ 500 g de fusilli – você pode fazer o macarrão em casa ou comprá-lo fresco , eu prefiro a marca De Cecco pasta (uma boa relação custo- benefício) fácil de se achar em gôndolas de muitos supermercados em Paris, mesmo os que não tenham produtos exclusivamente italianos. Eu, ainda insisto em que o macarrão seja grande – se você não gostar de fusilli ; acho que os de formato maior são mais indicados para este tipo de receita.
_ 2 pimentões vermelhos
_ 2 abobrinhas
_ 2 a 6 mussarela de búfala (Sou louco por mussarela de búfala e coloco , no mínimo 4 pedaços)
_ tomate seco
_ manjericão fresco
_ pignoles
_ azeite de oliva extra-virgem (prefira os de vidro escuro )
_ flor de sal & pimenta moída
Tenha em mente que a quantidade dos ingredientes realmente depende do seu gosto e da fome de todos. Por favor, considere a qualidade do sal e da pimenta, isto realmente faz a diferença.
| Preparação |
Coloque água em uma panela grande – a tradição italiana exige 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão . Plano B: você pode cozinhá-lo numa panela pequena qualquer, porém se puder investir em uma grande panela vera que a qualidade do macarrão al dente é bem melhor quando se respeita a relação do peso do macarrão / quantidade de
água.
Vamos continuar. Coloque um pouco de sal na água fervente. Ocupe-se agora dos legumes: os pimentões vermelhos e os tomates secos podem ser cortados em lâminas. Reserve. As abobrinhas deverão se tornar rodelas de tamanho médio e depois divididas em duas ( meias -luas) .
Hora de pegar a frigideira, colocar um sutil fio de azeite extra virgem. Aquecido , frite as abobrinhas até que fiquem alegremente douradas. Deixe esfriar.
Espie a água na panela. Ela ferve aproximadamente a 100 graus. Muito bem. Ebulição. Coloque agora o macarrão. Mexa de vez em quando e deixe cozinhando o tempo indicado no pacote. Ele deverá ficar “ao dente”. Aproveite estes últimos minutos para picar o manjericão fresco. Corte também , em lâminas, a mussarela.
O macarrão pronto vai para o escorredor. Enxague imediatamente em água fria (para cessar o cozimento), assim ele não derreterá a tenra mussarela. Procure não deixar os fios de macarrão em ninhos, desembaraçando-os.
Numa travessa, misture todos os outros ingredientes. Agora adicione também o macarrão cozido. Vá misturando tudo , suavemente, tendo certeza de que todos os ingredientes sairam do fundo da travessa. Acrescente um fio de azeite por cima de tudo. Espalhe um pouco de flor de sal e de pimenta moída. Distribua os pignoles, capriche na decoração – um prato bonito deixa a comida mais gostosa e não deixe de sorrir diante de sua linda salada, que vai merecer uma foto.
♪ Come let’s bring light to the night of need…