| #DIY Como infundir destilados? |
Inspirado por Tom Waits | Little Drop of Poison
Você se lembra daquela mistura incrível que você provou naquele super bar de coquetéis…algo infundido com pimenta…e um outro com lavanda? Foi delicioso e prova difícil de fazer, certo? Errado! Infundir destilados não só é uma tarefa bastante fácil, mas é um jeito muito legal de experimentar e descobrir mais sobre seus próprios gostos.
A ideia é simples: adicionar um gosto específico (sabor) a um destilado (base) afim de criar um destilado infundido. Se você pode fazer chá, você pode fazer isso. Só vai levar um pouco mais de tempo.
Como base, você pode usar qualquer coisa, mas geralmente as pessoas trabalham com destilados mais leves ja que é muito mais fácil. Vodca é o coringa porque ela funciona praticamente com tudo, mas você também pode tentar gin, saquê ou cachaça. Destilados mais encorpados, como uísque pode ser reforçado com gostos, mas devem infundidos com o sabores que lhe caem bem, caso contrário, o resultado poderia ser um desastre.
Sabores são adquiridos por uma variedade de ingredientes aromáticos, desde frutas a flores passando por frutos secos, especiarias, nozes, legumes, raízes e ervas. Você pode optar por trabalhar com um sabor exclusivo para fazer por exemplo vodca de canela ou decidir experimentar um pouco de gin com lavanda e limão siciliano. Você pode misturar e criar praticamente tudo, mas tenha em mente que menos é mais…então para desfrutar plenamente da experiência não ultrapasse 2-3 sabores.
Nesse DIY nós atacaremos com o nível iniciante, portanto pegue agora uma garrafa decente de vodca ou gin e vamos la!
| Processo |
Escolha um recipiente hermético. Você pode fazer uma dose grande ou dividi-la em lotes menores. Eu aconselharia a experimentar diferentes lotes menores, é muito mais divertido. Quaisquer que sejam suas escolhas de sabores certifique-se de que sejam orgânicos. O álcool é um poderoso solvente e vai levar com ele toda a porcaria presente em seus ingredientes não-orgânicos, como pesticidas e outras coisas das trevas. Lave-os, corte-os se necessário, e coloque-os dentro do recipiente. Encha-o com o destilado escolhido, e chacoalhe algumas vezes. Certifique-se de que esteja bem fechado. Não queremos que o ar possa entrar.
| Preparando os ingredientes aromatizantes |
Frutas vermelhas: lave e deixe inteiras, eu não me importo em tirar os caroços das cerejas por exemplo. Somente os morangos devem ser cortados.
Outras frutas: como pêssegos, abacaxi, manga e semelhantes – lave e corte em pedaços.
Frutas cítricas: lave e use suas raspas.
Ervas: lave e use inteiras (incluindo caules).
Baunilha: lave e corte por inteira de forma à liberar os grãos.
Alho: retire a pele e mantenha os dentes inteiros
Especiarias: como cravo e canela – lave e use inteiros.
Nozes: abra, escalde, tire a pele e asse – depois pique em pedaços (isso pode ser um trabalho consideravel).
| Quantidades |
Em vez de dar-lhe quantidades ultra-precisas por grama, lhes convido à usar seu bom senso, ou seja, você não precisa colocar 15 raspas de toranja para infundir um litro de de gin, mas você não pode esperar que duas pequenas cerejas farão o trabalho para uma garrafa de vodca. Isso não significa que você deve ser generoso para que a infusão demore menos, não caia nessa armadilha.
| Tempo de infusão |
O tempo de infusão pode variar de acordo com a base e sabores escolhidos, a quantidade de ingredientes aromatizantes e também depende de quão forte você quer que seja a infusão. Podem levas levar apenas algumas horas, outras um par de semanas. Em média, teremos como alvo algo como 3-5 dias. O importante é que todos os dias, durante o processo, você certifique-se de agitar o recipiente algumas vezes. Também fique à vontade para saborear ao longo do caminho e ver o que se adequa ao seu paladar.
| Estimação de tempo |
Um par de horas: pimentas. Cuidado, as pimentas são bastante rápidas, para não ter erro prove a cada meia hora, assim você não corre o risco de acabar despejando tudo na pia.
Metade de uma semana: frutas cítricas (toranjas, limão, limão siciliano, laranjas), ervas (endro, manjericão, estragão, tomilho, orégano), pimentas, pepinos (sem a pele) ou baunilha.
Uma semana: frutas vermelhas (amoras, mirtilos, framboesas, morangos, cerejas), outras frutas (manga, pêssegos), ervas (alecrim, lavanda).
Duas semanas: gengibre, capim-limão ou abacaxi.
Você provou e acha que o gosto esta como deveria ser? Perfeito, está pronto! Agora você precisa remover os ingredientes aromatizantes e coar o líquido. Use um filtro fino (ou um filtro de café de papel) e despeje em um frasco novo (se você quiser usar o recipiente da infusão, certifique-se de limpa-lo bem antes).
Agora você pode escolher entre saborear sua criação sozinha, ou usá-la para fazer coquetéis poderosos. Saude !
CURTIU ?
Divida suas fotos com outros foodies usando
#theblindtaste e @theblindtaste
no instagram !
O que você achou dessa receita? Você faz algo diferente? Deixe seu comentario abaixo !